quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DIVAGANDO - Dia Mundial da Fotografia

Hoje em dia, quando fazemos uma fotografia digital com uma facilidade irrisória esquecemo-nos de como era complexo e moroso o processo fotográfico. Tiramos e deletamos fotos tão rapidamente. Ninguém mais conta quantas poses ainda tem no filme. Ainda bem, né. Se bem que eu tenho um amigo que mesmo com a câmara digital, fica preocupado com a quantidade de fotos. Oh tadinho!É um monguinha mesmo. Rsrsrrs

Estou falando de fotografia porque hoje é o Dia Mundial da Fotografia. E para fazer uma pequena homenagem escolhi postar umas fotos dos irmãos Lumière que são conhecidos mais pelo cinema, mas foram eles que inventaram a fotografia colorida. Anos-luz distante daquilo que viriam a ser as futuras técnicas modernas da aquisição de imagens a cores, os irmãos Lumiere traçaram cedo um caminho, inspirando futuras abordagens e tecnologias desta arte. Eles inventaram um processo fotográfico com o nome de autochrome Lumière  que permaneceu como o principal processo disponível no mercado, até ter sido substituido pelo filme a cores, introduzido por uma empresa desconhecida chamada Kodak.



O “Autochrome Lumière” provinha de uma técnica artesanal que misturava partículas microscópicas de batata com corantes laranja, verde e azul. O pó da batata, que funcionava como filtro de cor, era colocado entre filmes a preto e branco e depois montado numa lâmina de vidro. Com uma técnica tão primitiva, mas engenhosa, não deixa de ser admirável a qualidade fotográfica conseguida há mais de 100 anos.

Estas fotos lembram-me os meus cadernos e classificadores da escola primária. Minha mãe tinha uns postais com as reproduções de algumas fotografias dos Lumière e quando chegava o início do ano, era hora de enfeitar todos os cadernos e classificadores. E delicadamente ela forrava com tecido de cores suaves, colava os postais, arrematava com fitas e viés, desenhava o meu nome....e lá ia eu para escola com todos o material escolar forrado.
Talvez por isso eu adore as coisas meio vintage.



Tenho uma fotografia da minha mãe quando criança que lembra bastante estas fotografias. Está  uma menina com a bochecha pintada de rosa, ao lado de uma vaso de flores também borradinhas da mesma cor. É linda! Parece uma pintura.









Delicie-se com as imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale agora