sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Estrangeiro

Vera Holtz conta como foi sua estréia
 como diretora em “O estrangeiro”




Foi na peça “O estrangeiro” que Vera atuou pela primeira vez no papel de diretora de teatro Ela aceitou o desfio depois que ecebeu o convite de Guilherme Leme.


 A decisão partiu do pedido do Guilherme. A gente tinha um envolvimento com a história da adaptação. Eu estava com ele na Dinamarca quando este texto foi apresentado. Depois, acompanhei à distância os preparativos - conta Vera.
O autor desta versão de "O estrangeiro" é o dinamarquês Morten Kirkskov, ator, diretor e amigo de Guilherme Leme. O brasileiro levou dois anos para amadurecer a ideia de montar o texto. Nesse tempo, fez leituras dramatizadas e assediou Vera para aceitar o convite para dirigi-lo. 



Vera acabou aceitando mesmo fazendo as gravações de Três irmãs, onde ela fazia o papel de Violeta.
Falei para ele que, com a novela, é praticamente impossível trabalhar de corpo e alma. Violeta é muito rigorosa e consome muito do meu tempo. Aí, ele sugeriu que dividíssemos: "Você cuida de mim e eu cuido da execução cênica." Adorei, porque gosto muito de interpretação.”
Vera Holtz descobriu um novo mundo, trabalhando ao lado de Guilherme Leme. A atriz, que nem imaginava estar do outro lado da cena, agora quer aprender mais sobre direção. E sobre narrativa.
Eu nunca trabalhei com narrativa. Só lembro de ter assistido. Estou aprendendo com o pouco que vi, com o que já conversei e com o que percebo intuitivamente. Mas é surpreendente trabalhar com o ator. É uma atitude muito diferente de quando você está atuando. Fiquei com vontade de ter um conhecimento maior nessa área. Fico curiosa para saber quais são os atalhos para fazer com que o ator chegue de forma confortável onde você quer - comenta a atriz.
Fonte: www.oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale agora