quarta-feira, 21 de abril de 2010

Divagando - Fotografias de Edward Burtynsky


Acredito que muitas pessoas ,hoje, nem pararam  para pensar porque hoje foi feriado. Mas calma, eu não quero dar nenhuma aula de história. Agora, eu tenho certeza que muita gente pensou, com uma certa preguiça, em voltar a trabalhar amanhã.

Se estamos falando de trabalho, então,  vamos aproveitar o resto do feriado e dar  uma olhada nestas fotografias de Edward Burtynsky, um dos mais respeitados fotógrafos do Canadá.

Entre os temas preferidos de Burtynsky esta a indústria. Suas fotografias tem um caráter informativo, mas não deixa de revelar uma beleza, mesmo que esta beleza nos cause inquietação.



Estas fotos foram feitas enquanto viajava pela China para fazer uma reportagem sobre a industrialização acelerada deste país. Ele mostra a industrialização galopante e os seus efeitos na paisagem e nos habitantes.


Ao olharmos atentamente estas fotos, é difícil enxergar cada chinês como um indivíduo que tem sua família, suas alegrias, suas tristezas, sua história. É difícil ver como uma pessoa que quando acabar o seu turno, vai para casa se distrair, dar um beijo na esposa, brincar com seus filhos, ou melhor, seu filho. Estas coisas que fazemos quando saímos do trabalho.  E é isto que me causa agonia. Vemos como se fosse um todo. Vemos como se fosse uma peça de uma grande máquina. O que não deixa de ser verdade.

As fotos nos mostram uma rede humana que se confunde com os uniformes. Os padrões repetem-se até a exaustão de uma forma ordenada. Nos da a sensação que se um sair daquele lugar a máquina vai parar de funcionar.




Suas imagens poderosamente altera a maneira como pensamos sobre o mundo e nosso lugar nele. Nos faz parar para refletir sobre as conseqüências para o povo da China  nesta corrida louca para garantir os ideiais do capitalismo. Acho que vou lembrar-me destas fotografias quando comprar um produto e ler: made in China.

Boa volta ao trabalho, meu povo.

Fonte: www.edwardburtynsky.com

Um comentário:

  1. Burtynsky é um dos maiores fotógrafos do mundo
    as fotos dele estão em mais de cinquenta museus
    e galerias do mumdo todo. Muito boa divagação.Paulo

    ResponderExcluir

Fale agora