segunda-feira, 12 de abril de 2010

Divagando - Arte e realidade








Eu comecei este blog com a intenção de publicar a programação da produtora e dar dicas culturais da nossa cidade, mas como eu acho que é pouco eu vou aproveitar esta ferramenta para fazer posts relacionados a arte, que é uma paixão minha.

Vou intitular o marcador de “divagando”, um espaço de reflexões. Não achei nome mais interessante, porque é arte que me faz passear sem rumo.

Bom... ontem a noite, eu estava assistindo ao Fantástico e todas as reportagens (com uma certa hipérbole) foram a respeito da tragédia decorrente da chuva no Rio de Janeiro. Aí, lembrei-me de umas fotos da instalação do artista mexicano ,Ivan Puig, que tenho nos meus arquivos. Uma das coisas que acho interessante sobre a arte que é uma idéia, poder nos levar a um emaranhado de conexões com a realidade.

A instalação consiste em três partes, a primeira parte mostra um carro submerso, a segunda um homem suspenso nos dando a ilusão que estava se afogando e a terceira parte mostra o carro e homem em proporções menores, flutuando. Puig diz que estava interessado em “proporções de eventos e a sua relatividade.”

Foi esta a ligação que fiz entre a obra de Puig e o desastre causado pela chuva. Este acontecimento causou proporções diferentes em cada pessoa. Enquanto algumas veem o evento como as duas primeiras partes da instalação, onde a água invade, ameaça. Outras veem o acontecimento não com grande magnitude, porque não foram afetadas totalmente, não perderam tudo ou alguém com a água. Estas fazem a imagem do copo, onde a água não ultrapassou o limite do mesmo.

Se minha ligação é lógica(rsrsrsr)? Para mim foi. Para você pode não ser, enfim, a arte é realizar uma idéia à nossa conclusão lógica.


Um comentário:

  1. Fantástico Aninha!!!
    Muito bacana a sacad que tiveste.
    Sensacional!

    Bjks, Tô adorando!

    Carlos Moreno

    ResponderExcluir

Fale agora