sábado, 17 de julho de 2010

ANOTE AÍ - Sonora Brasil

Olhem que programa interessante para uma segunda-feira.
Mais uma edição do Sonora Brasil. 
Desta vez com Quinteto Latino-americano de Sopros da Paraíba.

Clique na imagem para ver em tamanho maior


Em sua 13ª edição, apresenta como tema Música brasileira do século XX – A obra de Claudio Santoro e Guerra-Peixe. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil, a partir da relação que mantiveram com o movimento Música Viva. Esse grupo movimentou a cena musical do país a partir de 1939, sob a liderança de H. J. Koellreutter, e visava estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que, naquela época, representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas, o projeto SONORA BRASIL apresenta quatro formações distintas, que interpretarão a obra de Santoro e Guerra-Peixe em programas cujo objetivo é mostrar a trajetória de suas produções, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com a fase nacionalista, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO) realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país. Serão 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. 

Fundado em março de 1978, é integrado por professores da Universidade Federal da Paraíba. Com um vasto repertório composto por obras de diferentes estilos e épocas, vem apresentando-se regularmente no estado da Paraíba, nas capitais de diversos estados do país e no exterior. Incursiona pela música popular e erudita, concentrando seus esforços na orientação do gosto e da sensibilidade da plateia, dando especial atenção à divulgação de obras, arranjos e transcrições da música latino-americana. Desenvolve um extenso programa de pesquisas, visando à apresentação de obras inéditas dos compositores nordestinos. (Release fornecido pelo SESC) 



Apareçam por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale agora