Um recado a todos aqueles que que fazem parte da cadeia produtiva da música na Região de Vitória da Conquista. Estamos falando de Comunicólogos, Produtores, Gestores, Cantor, Cantora, Músicos, Radialistas, Técnicos de som, Empresas de Produção, Pontos de cultura ligados à música e arte educadores.
Acontecerá em Vitória da Conquista, nos dias 19 a 23 de maio a semana de integração do projeto REDE MOTIVA.
Abrangente, dinâmico e desafiador, o REDE MOTIVA foi pensado para funcionar como um mecanismo articulado de ações entre diversas iniciativas de cunho artístico que possam potencializar a expansão das redes de trabalho ligadas à música no País. Estrutura regional que integra o Conexão Vivo – iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro, o projeto, realizado pela MIC (Música, Inovação e Conectividade), Ginga P. Culture Business e Maquinário, será implantado a princípio em quatro cidades baianas e prevê cinco laboratórios, mostras de conteúdo, além de quatro festivais integrados.
Ao final, o REDE MOTIVA irá gerar um documentário sobre todo o processo de implantação e realização dos laboratórios, mostras e festivais, além de uma coletânea com o material produzido pelos artistas ou grupos autoprodutores das cidades inseridas no circuito. O objetivo é que a distribuição de tais produtos parta de estratégias convencionais e não-convencionais de difusão de conteúdos, que não apenas otimizem a distribuição, mas criem reais oportunidades de circulação e sustentabilidade para esses artistas, em âmbito nacional e internacional. Além disso, a previsão é que os canais digitais de comunicação e de relacionamento (site, blog, twitter, fórum etc) desenvolvidos durante o projeto continuem a servir de ferramenta à expansão das redes estruturadas durante o circuito MOTIVA.
A Semana de Integração traz temas de interesse à cadeia produtiva da música.Serão realizados laboratórios experimentais. Os participantes serão estimulados a construir redes de trabalho a partir dos seguintes eixos motivadores: “Formação”, “Produção”, “Criação” e “Difusão e Sustentabilidade”, que funcionarão de forma integrada no sentido de auxiliar cada um dos participantes no processo de autogestão de suas carreiras.
Os laboratórios incluem:
- Práticas que favorecem a capacitação e o empreendedorismo;
- Ferramentas que auxiliem no uso favorável da tecnologia;
- Fomento ao associativismo e ao cooperativismo;
- Dinamização de práticas coletivas e solidárias;
- Sensibilização para ações e articulações políticas;
- Desenvolvimento de estratégias de difusão e de intercâmbio;
- Logística de produção de espetáculos, entre outros.
Os conteúdos serão trabalhados a partir de eixos motivadores e de um diagnóstico feito para apresentar alternativas de sustentabilidade e formas de empreendedorismo. Os processos serão coletivos, portanto não haverá fórmula pronta a ser apresentada e, sim, uma intensa troca de saberes e experiências que partirá das necessidades específicas de cada grupo participante.
A Rede Motiva deseja com este projeto, agregar o máximo de pessoas, movimentar a cadeia produtiva da música de maneira que seja possível à classe, organizar-se com efeito e, dentro de um espírito empreendedor, construir, a partir da economia solidária, sustentabilidade através de trabalhos colaborativos e implantar assim, um novo jeito de se produzir arte e cultura, na Região.
Informações:
Todos os interessados deverão se inscrever, na quarta feira, antes de começarem os trabalhos.
Local: UESB
Programação:
Quarta - 19 de Maio das 18hs às 22hs
Quinta - 20 de Maio das 14hs às 22hs
Sexta - 21 de Maio das 14hs às 22hs
Sábado- 22 de Maio das 10 da manhã às 18hs
Domingo – 23 de Maio das 10hs às 12hs
Maiores informações: www.redemotiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale agora